O bloco de concreto estrutural é utilizado na alvenaria estrutural. A função do bloco estrutural é fazer a estrutura do imóvel, ou seja, fazer as paredes que sustentarão toda a carga da edificação. Mas, os blocos estruturais também são usados na construção de muros.
O bloco de concreto é resultado da mistura de cimento, água e aditivos como pedriscos, areia natural e areia industrial. Durante a fabricação os ingredientes são misturados e prensados. A última etapa é a “cura” que é o processo para tirar um pouco da umidade para aumentar a resistência dos blocos.
Os benefícios da construção com bloco estrutural são: resistência, não precisar construir pilares e vigas, variedade de medidas e formas, facilitar a instalação elétrica e hidráulica já que os blocos têm furos, isolamento térmico e isolamento acústico. Porém, as vantagens do bloco estrutural não param por aí, porque é um material ecologicamente correto.
01. Dimensões precisas
Os blocos possuem dimensões precisas que facilitam sua aplicação e proporcionam redução nas espessuras de revestimento.
02. Maior produtividade de mão de obra
Execução de paredes prumadas, niveladas e alinhadas com mais rapidez.
03. Menor consumo de argamassa de assentamento
Por ter dois furos verticais vazados, aplica-se a argamassa, somente, nos locais adequados e em quantidades necessárias.
04. Permite aplicação direta de revestimento sobre os blocos, em paredes internas
Por possuírem grande precisão dimensional, proporcionam a aplicação de gesso, textura, massa fina ou revestimento cerâmico diretamente sobre os blocos.
05. Menor espessura de revestimento externo
Quando bem aplicados, possibilita aplicação de revestimentos especiais diretamente sobre os blocos em paredes externas.